Água Oxigenada Não é Clareador Dental

Posted on

Água Oxigenada Não é Clareador Dental

Você já deve ter recebido essa corrente via Facebook ou até mesmo por e-mail! Ë bom você ficar atento, pois nada disso é verdade!

agua_oxig

O texto já começa bem. “Os dentistas queriam esconder isso das pessoas para lucrarem com clareamentos dentários, mas os cientistas não ficaram com medo de falar…”

Vocês acham mesmo que iríamos conseguir esconder isso por muito tempo!?

Como cirurgião dentista, especialista em ortodontia e como profissional da saúde devo agir baseado nos conceitos científicos mais avançados que temos até hoje para dar recomendações aos meus pacientes. Fiz uma extensiva pesquisa e posso assegurar que não há estudos sérios na literatura que comprovem a eficácia da água oxigenada como bochecho. Ela possui efeitos adversos grandes na cavidade oral, se for realizado diariamente e ainda mais se for feito em proporção errada. O Peróxido de Hidrogênio é uma substância utilizada em clareamento dental (há liberação de oxigênio que viaja pelos túbulos dentinários levando a sujeira para fora deles, clareando os dentes). Porém, é diferente da água oxigenada vendida em farmácia que é muito pouco eficiente para clarear os dentes.

Na Odontologia, a água oxigenada tem seus usos restritos ao profissional de saúde, como por exemplo, na limpeza de lesões causadas pela GUN (Gengivite Ulcerativa Necrosante), quadro agudo com proliferação de Espiroquetas, visando a remoção da pseudomembrana formada sobre a necrose gengival. Em alguns casos de Pericoronarite, ela também pode ser usada para limpeza da região, pelo profissional, na fase aguda.

A Água oxigenada NÃO É um bom antisséptico, apesar do uso comum para tal fim. Há muitos anos a Água oxigenada foi banida dos Hospitais. A única indicação (ainda assim de forma pouco eficiente) seria diminuir a proliferação de bactérias anaeróbicas. Na boca usa-se, ainda, para tratara associação Fuso-espirilar (Uma associação do bacilo fusiforme e o espirilo) na tentativa de diminuir a halitose causada por essa associação anaeróbica, mas ainda assim o tratamento é feito com antibióticos. E quanto a produzir radicais livres? Sim eles são produzidos, mas a absorção é baixíssima ou nenhuma pois a H2O2 é degradada por uma enzima dos Neutrófilos.

Pouca gente se importa com a fonte das postagens que lê ou compartilha no Facebook. Fui checar a fonte da postagem acima sobre a água oxigenada e é de um cara que posta fotos de privadas com cocô dentro e gente pobre em piscinas improvisadas. Pode ser que ele seja uma ótima fonte de humor bizarro estilo Internet, mas ele não sabe nada sobre saúde bucal. Nada!

Então, cuidado com as mandingas da Internet, porque as pessoas vão se auto-medicando, tomando antibiótico quando estão com dor, passando alho e folha de batata em feridas até quando a situação fica preta e insustentável. Aí decidem ir atrás do médico ou do dentista. Nessa altura do campeonato, o que era um probleminha, vira um problemão.

Consulte sempre um especialista de sua confiança, quando tiver uma dúvida em relação à sua saúde. Infelizmente, o brasileiro tende à acreditar mais na dica do balconista da farmácia ou na vizinha do que na do médico ou dentista especialista.
E por fim segue um link do Dr. Alberto Consolaro no programa do Jô.

imagem