Dentes sensíveis,o que fazer?

Posted on

A sensibilidade dentária é hoje talvez o problema mais desafiador para a Odontologia mundial. Muitos produtos prometem resolvê-la, mas nenhum cumpre eficazmente a promessa. Se você, quando come ou bebe algo quente ou frio, fica com uma sensação dolorosa nos dentes, sinto informar mas você faz parte dos 25% da população mundial que tem dentes sensíveis.

O que causa a sensibilidade dentária?

Dentre os principais fatores que causam sensibilidade nos dentes podemos destacar:

• Desgaste do esmalte dental. Pode ocorrer por abrasão, por erosão ou devido ao bruxismo.
    Colo gengival exposto, deixando a raiz dos dentes desprotegida. Muitas vezes acontece em pacientes com problemas periodontais, que tenham contatos prematuros ou que usem força demasiada durante a escovação.
  • Escolha errada da escova de dentes. As cerdas da escova devem ser macias ou extra-macias, para evitar que o ato da escovação seja interpretado pelo organismo como uma agressão.
  • Próteses dentárias e aparelho ortodôntico também podem fazer com que haja sensibilidade nos dentes.
  • Clareamentos dentais com uso prolongado de gel gel clareador ou feitos de maneira incorreta sem o acompanhamento de um dentista podem causar sensibilidade.
  • Cáries e fraturas dentais podem deixar os dentes mais sensíveis.

Como evitar a sensibilidade dentária?

• Escove os dentes no mínimo 4 vezes ao dia e use o fio dental regularmente.
  • Tenha sempre em uso escova de dentes com cerdas macias.
  • Evite cremes dentais abrasivos e nunca escove os dentes com produtos caseiros, como bicarbonato, por exemplo.

Como tratar a sensibilidade dos dentes?

• A Laserterapia tem sido bastante eficaz na diminuição da sensibilidade nos dentes.
  • Uso de cremes dentais dessensibilizantes.

Mas o fundamental, seja qual for o motivo da sua sensibilidade dentária, é que você procure o seu dentista. Ele será capaz de identificar as causas exatas do problema e de realizar o procedimento correto resolvê-lo. Evite tratamentos e produtos que se dizem milagrosos, muito baratos e que prometem remover suas dores da noite pro dia, pois isso não existe.