A importância do fio-dental

Posted on

A higiene bucal é primordial para a manutenção as saúde bucal – dentes e gengiva – prevenção de doenças sistêmicas, como por exemplo, endocardite infeciosa , além de evitar o também o mau hálito. Neste contexto, o fio dental é um instrumento de grande importância utilizado durante a escovação dentária, pois ajuda na prevenção de Doenças gengivais e cárie através da eliminação da placa bacteriana.
O uso de fio-dental deve ser realizado de forma diária não só para remoção de restos alimentos entre os elementos dentários, mas principalmente, para remoção da placa bacteriana. O ideal é utilizá-lo antes da escovação e terá sua ação em locais onde as cerdas das escovas dentárias não alcançam.
Adultos e crianças devem utilizar o fio-dental. Aconselha-se utilizar fio-dental a partir dos 07, 08 anos de idade, pois a partir desta idade já se tem certa destreza manual, mas sempre sob a supervisão de um responsável.

Há diversos tipos de fio-dental no mercado. Há com sabores e sem sabor, encerados e não encerados, de nylon e de fio de filamento único (PTFE). O fio-dental feito de vários fios de nylon pode rasgar facilmente quando os dentes encontram-se muito juntos ou em presença de lesões cariosas entre os dentes ou em presença de uma restauração sem adaptação adequada. O fio dental composto de fio de filamento único (PTFE) é mais de difícil rompimento e desliza mais facilmente entre os dentes.

Algumas dicas para utilização de fio-dental

• Enrole aproximadamente 30 a 40 centímetros do fio-dental ao redor dos dedos médios, deixando 05 a 10 centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos – como se seus dedos indicadores e polegares fossem 2 pinças – deslizar , em movimento de cerrote, o fio-dental de forma suave para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passar o fio dental em todas as laterais do dentes, abraçando cada lateral dos dentes e indo até embaixo da região da gengiva.
  • Para remoção do fio-dental utilizar movimentos de trás para frente, retirando da região entre os elementos dentários.