Mordia aberta

Posted on

Mordida aberta é o nome dado a um determinado tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer nos dentes da frente, nos dentes do fundo, do lado direito e/ou do lado esquerdo da boca.

Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças e geralmente esta relacionado a sucção de dedos, uso por tempo prolongado de chupetas, respiração bucal, interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos), roer unha, entre outros.

O diagnóstico é realizado pelo dentista e pela fonoaudióloga, que através de exames e testes de diagnóstico definem o fator etiológico (fator causador) da mordida aberta e a partir daí é definido o plano de tratamento adequado.

A maioria dos tratamentos é realizada através da utilização de aparelhos ortodônticos e/ouaparelhos ortopédicos associados a exercícios fonoaudiólogos para correção de posicionamento do posicionamento dos dentes bem como o restabelecimento das estruturas musculares dos lábios, línguas e bochechas

As vantagens do tratamento ortodôntico associado ao tratamento fonoaudiológico são: a melhora da estética, a melhora da fala, da respiração e da mastigação.
Quanto mais cedo é identificado o problema, melhor o diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento.

Fiquem atentos!